Troca de Ideias Voltar

6 dicas para a prevenção do câncer


Hábitos saudáveis, diagnóstico precoce, tratamento adequado… Tudo isso é fundamental para manter a sua saúde, mas você sabia que a adoção de uma rotina saudável pode promover a prevenção do câncer?

Mesmo o fator genético tendo o seu peso para o surgimento do tumor, condições como radiação solar, poluição, tabagismo e alimentação podem influenciar na aparição ou prevenção do câncer – cerca de 30% dos casos de câncer estão relacionados a estes fatores. Sendo assim, a principal ferramenta para evitar o seu é a redução dos fatores de riscos.

Como se prevenir do câncer?

balança que indica tudo o que pode ou não para a prevenção do câncerNão existe uma causa única que identifique o surgimento do câncer, os fatores são diversos. Além do motivo genético, hábitos do dia a dia podem desencadear o tumor e por isso, a manutenção de uma vida saudável – o cuidado com os fatores externos- é a maior aliada.

 

A equipe da São Carlos Saúde Oncológica elencou alguns hábitos diários que podem colaborar com a prevenção do câncer. Confira as dicas!

  1. Exposição ao sol sem proteção, não!

É recomendado que no horário entre 10h e 16h seja evitada a exposição ao sol, mas caso necessário, que seja feita com cautela e proteção:

  • Use protetor solar no rosto, corpo e também nos lábios;
  • Use óculos de sol;
  • Use chapéu com aba grande;
  • Use roupa com proteção UV;
  • Procure estar sempre na sombra.
  1. Diga não ao cigarro!

De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, médico pneumologista da São Carlos Saúde Oncológica, o fumante inala cerca de 7 mil substâncias tóxicas, as quais podem causar mais de  50 tipos de doenças e dentre elas, vários tipos de câncer.

O câncer de pulmão, por exemplo, em 90% dos casos é provocado pelo uso do tabaco ou somente por sua inalação (no caso dos fumantes passivos).

  1. Redução do consumo do álcool

O consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica está relacionado ao aparecimento do câncer (de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama).

Além disso, a combinação de bebida alcoólica e tabaco aumenta a possibilidade de aparição do câncer.

  1. Pratique atividades físicas regularmente

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolvimento do câncer. Por isso, pequenas atitudes, como trocar o uso elevador pelas escadas, uma caminhada diária e cuidar da casa, podem ser grandes aliadas.

Com a prática de 20 a 40 minutos diários de atividades aeróbicas, as chances de aparecimento do tumor são reduzidas, aumentando a expectativa e qualidade de vida.

  1. Adote uma dieta balanceada

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) evidenciam que a alimentação e a nutrição inadequadas ocupam o segundo lugar na lista das causas para desenvolvimento do câncer.

Por isso, recomenda-se uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em ultraprocessados, como os alimentos muito açucarados e os prontos para consumo (industrializados).

  1. Use preservativos nas relações sexuais

Qualquer tipo de câncer relacionado a vírus ou infecções pode ser evitado com proteção, higiene e vacinas. Como exemplos comuns, temos o HPV, que pode ocasionar o câncer de colo de útero, e o mesmo pode ser evitado precocemente junto à vacinação das crianças (meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14) com a vacina do HPV (disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde) e também fazendo-se uso do preservativo durante a relação sexual, inclusive durante o sexo oral.

A prevenção deve vir também por outros hábitos, como ir ao salão, fazer uma tatuagem. Isto é, não compartilhe alicates, seringas e agulhas. Esses itens devem ser pessoais.

Coragem Contra o Câncer

Em virtude do Dia Mundial do Câncer, conhecido internacionalmente como sendo o dia 4 de fevereiro, data criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), a São Carlos Saúde Oncológica promoverá o evento “Coragem Contra o Câncer”.

Com o objetivo de incentivar a prevenção e conscientizar o carioca sobre a importância dos cuidados com a saúde para evitar o câncer, no dia 3 fevereiro (domingo), a partir das 9h, teremos um evento especial.

Confira a programação completa:

Evento gratuito

  • 9h – Abertura/welcome coffee saudável
  • 9h30 – Aula de yoga/alongamento
  • 10h15 – Bate-papo com nutricionista sobre o papel da alimentação saudável na prevenção do câncer e outras doenças
  • 10h45 – Bate-papo com médico especialista sobre cuidados com a saúde em geral
  • 11h15 – Bate-papo com médico especialista sobre tabagismo e sua relação com o câncer
  • 12h – Encerramento

A partir das 10h serão oferecidas massagens aos participantes.

Local: Parque das Figueiras (ao lado do Lagoon), na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Se você estiver no Rio de Janeiro nessa data, compareça, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e seja coragem na luta contra o câncer.

Confirme sua presença em nosso evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/2250475245210285/