Troca de Ideias Voltar

Alimentação é aliada no tratamento do câncer de mama


Quem passa pelo tratamento do câncer de mama costuma sofrer constantemente com enjoos e, por essa razão, acaba sendo privado de uma alimentação adequada. Mas você sabia que a nutrição apropriada pode ajudar o progresso do tratamento?

Muitos pacientes com câncer apresentam imunidade baixa, o que prejudica a proteção do corpo contra infecções. Assim, uma alimentação rica em vitaminas e minerais auxilia na manutenção do sistema imunológico, o que ajuda no tratamento do câncer de mama. Além disso, a nutrição inadequada pode ocasionar a obesidade, que é um fator de risco para o câncer de mama e atrapalha o tratamento.

pequenas porções de comida ajuda na alimentação de quem está em tratamento do câncer de mamaDe modo geral, é comum qualquer pessoa com náuseas não sentir vontadede comer. E com o paciente em tratamento do câncer de mama não é diferente. Mesmo não havendo fome, é importante realizar refeições. Não é preciso consumir grandes porções, pequenas quantidades ao longo do dia já são suficientes.

         “A reeducação alimentar é muito importante, principalmente na adoção de uma dieta saudável: rica em frutas, legumes, verduras e pobre em gordura saturada (as de origem animal)” – afirma Patrícia Visconti – nutricionista da São Carlos Saúde Oncológica.

Junto à nutrição balanceada, a ingestão de água é importante para que haja a hidratação do corpo, o que promove o melhor desempenho do organismo.

A água é uma grande aliada ao tratamento de quimioterapia e radioterapia por ser um veículo para a saída de algumas substâncias prejudiciais ao organismo. A não ingestão de líquidos proporciona a concentração de alguns tipos de medicamentos na circulação, podendo prejudicar o bom funcionamento dos rins”, comenta Patrícia Visconti.

água de coco - aliada no tratamentoUma queixa comum entre os pacientes em tratamento do câncer de mama é em relação ao gosto da água, que fica com o sabor um pouco amargo, ocasionando enjoo.

 

Para auxiliar nessa questão, você pode optar em beber água de coco ou mesmo suco de limão” – acrescenta Patrícia Visconti.

Dicas nutricionais que auxiliam o tratamento do câncer de mama

  • Não deixe de comer, porque o estômago vazio pode piorar a sensação de náuseas;
  • Evite consumir frituras, comidas gordurosas e alimentos com odor forte, desagradável ou os que podem causar desconforto ou intolerância;
  • Quanto mais colorido o prato, maior é a variedade dos nutrientes. Promova essa diversidade de cores ao menos nas refeições principais (almoço e jantar).
  • Limão e gengibre ajudam na redução das náuseas. O picolé de limão (preferencialmente feito em casa, com a fruta) é uma boa escolha, assim como o suco de limão (feito da fruta). O gengibre pode ser acrescido nos sucos de frutas também.
  • Evite doces. Opte por uma fruta de sobremesa, preferencialmente que seja rica em vitamina C, como por exemplo: laranja, tangerina, caju, morango, goiaba. A vitamina C auxilia no processo de absorção do ferro presente em feijões e folhas verdes escuras, auxiliando, então, casos de anemia, o que é bastante frequente durante o tratamento quimioterápico.
  • Evite fazer refeições até 2 a 3 horas antes de dormir;
  • Evite usar roupas apertadas, principalmente após as refeições.

 

Quer mais dicas sobre alimentação durante o tratamento do câncer de mama?

Baixe o nosso e-book com dicas nutricionais exclusivas, assim como mitos X verdades sobre o câncer de mama, dicas de bem-estar para encarar melhor a fase do tratamento e receitas deliciosas para ajudar a tornar as suas refeições ainda mais gostosas.

Acesse: http://www.saocarlossaudeoncologica.com.br/outubro-rosa/