Troca de Ideias Voltar

Alimentos fotoprotetores – saiba como proteger sua pele do sol através da alimentação


Você sabia que a exposição em excesso da pele ao sol pode contribuir para o envelhecimento precoce, aparecimento de manchas e rugas indesejadas e até mesmo o câncer de pele? Além da aplicação de filtro solar, que funciona como barreira à penetração dos raios ultravioleta na pele, o uso de chapéus e vestimentas adequadas também favorece a proteção, assim como alguns nutrientes específicos encontrados em  alimentos considerados fotoprotetores.

Diversos alimentos possuem nutrientes que promovem fotoproteção oral, protegendo a pele frente aos danos acarretados pela exposição ao sol. De acordo com a nutricionista Beatriz Santos, coordenadora de nutrição da São Carlos, os destaques são as fontes de betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina, vitamina C, vitamina E e flavonoides.

“Ao ingerirmos alimentos que contenham substâncias ativas, formamos uma camada protetora na nossa pele, que atua como antioxidante dos radicais livres gerados pela incidência de radiação solar” – explica Beatriz.

Confira abaixo alguns alimentos e suas fontes de nutrientes que ajudam na proteção da pele contra o sol:

Fontes de Betacaroteno

Damasco, Cenoura, Laranja, Brócolis, Couve, Espinafre

Fontes de Licopeno

Mamão, Tomate, Damasco, Melancia, Goiaba

Fontes de Luteína e Zeaxantina

Gema de ovo, Couve, Espinafre, Laranja, Milho, Pepino

Segundo a nutricionista, esses alimentos atuam de forma sistêmica e dependem da frequência regular de consumo nas semanas que antecedem a exposição solar.

Vegetais como brócolis, couve e espinafre são alimentos com mais de um nutriente fotoprotetor.

Assim, para te ajudar a consumir esses nutrientes e manter sua pele ainda mais protegida contra o sol neste verão, aqui vai uma receita de suco rico em nutrientes fotoprotetores, desenvolvida pela nossa nutricionista:

– Suco de 2 laranjas

– 1 fatia pequena de mamão

– 1/3 cenoura

– 2 damascos

– 1 colher de chá de semente de linhaça

– 1 castanha do Pará

– Cubos de gelo

Bater todos os ingredientes no liquidificador.