Troca de Ideias Voltar

Câncer de cabeça e pescoço em pauta durante o mês de julho


Julho Verde é uma campanha de conscientização que procura alertar a população para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Durante todo o mês de julho, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço coloca em pauta a questão do diagnóstico e tratamento dos tumores que ocorrem na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Os tumores de cabeça e pescoço são divididos em tipos. O mais comum, responsável por mais de 90% dos casos, origina-se nas células que recobrem a mucosa dessas duas regiões. Os mais raros são sarcomas, linfomas e adenocarcinomas, sendo apenas 5% dos casos.

Confira abaixo as áreas mais propícias de desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço:

Esse tipo de câncer é um dos que mais crescem no país, sendo o segundo mais comum em homens e o quinto mais de maior incidência em mulheres. Estima-se que, apenas em 2018, surjam mais de 30 mil novos casos.

Muitos são os fatores contribuem para o surgimento do câncer de cabeça e pescoço: o tabagismo, que faz crescer em até 20 vezes a probabilidade de desenvolvimento destes tipos de tumor; o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, principalmente quando associado ao cigarro e a exposição ao vírus HPV, que ocorre, principalmente, por meio de relações sexuais sem proteção.

Portanto, a prevenção é muito importante: não fume, beba moderadamente, mantenha uma boa higiene bucal e vá regularmente ao dentista. Você também deve ficar alerta aos seguintes sinais: feridas na boca que não cicatrizam por mais de 21 dias, tosse ou rouquidão insistente por mais de três semanas e nódulos no pescoço que não desaparecem espontaneamente.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço possui mais de 80% de chance de sucesso no tratamento. A São Carlos Saúde Oncológica apoia este movimento e incentiva os cuidados com a saúde como forma de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço. Afinal, a mensagem da campanha Julho Verde vale para o ano inteiro.