Troca de Ideias Voltar

Dia Internacional do Voluntário – abra o seu coração e saiba como ajudar


Como um hospital de câncer que leva saúde no nome, a São Carlos Saúde Oncológica possui um compromisso com a vida. A partir dessa relação de valor com nossos pacientes, visando sempre transformar a vida em protagonista, o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), não poderia passar em branco.

Doar um pouco de tempo e amor pode parecer pouco, mas para aqueles que precisam, tem um significado enorme. A prática de fazer o bem ajuda não só quem está recebendo o acolhimento, mas também àquele que está colaborando.

Somente em 2018 e 2019 são estimados cerca de 600 mil novos casos de câncer em todo o Brasil e você pode colaborar apoiando pacientes em tratamento de câncer por meio de ações voluntárias.

A São Carlos já esteve ao lado do Instituto Ronald McDonald, apoiando um dos seus projetos, o McDia Feliz e também da Fundação Laço Rosa, no Projeto Aconchego. Se você quiser ajudar ou ser um voluntário, confira as dicas abaixo:

doe amorO que é ser voluntário?

Ser voluntário é doar seu tempo, talento ou carinho a causas sociais a fim de colaborar com a melhora de vida de uma comunidade. Ser voluntário é ser humano, solidário e praticar o bem.

Existem diversas formas de ser voluntário: realizando ações, participando de campanhas, trabalhando em organizações sociais, projetos públicos ou grupos comunitários.

Não sabe como começar?

Confira alguns projetos que ajudam pessoas em tratamento de câncer por meio do trabalho voluntário:

INCA

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil.

Sua missão é a promoção do controle do câncer com ações nacionais integradas em prevenção, assistência, ensino e pesquisa.

Para ser voluntário do INCA, acesse o site e saiba mais: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/sobreinca/site/oinstituto/missao-visao

Fundação Laço Rosa

A Fundação Laço Rosa atua junto à luta de mulheres que sofrem com câncer de mama. Com acolhimento, carinho e fornecimento de informações, a Fundação abraça as mulheres que precisam de apoio. Por meio do projeto Força na Peruca, a Laço Rosa recebe, também, doação de cabelo para a confecção de perucas.

  • Projeto Aconchego

O Projeto Aconchego é uma iniciativa da Fundação Laço Rosa, que visa levar acolhimento, informação e carinho aos centros de infusão de quimioterapia pelo Brasil. Por meio de cartões confeccionados com mensagens positivas, voluntários realizam visitas e leituras para pacientes, acompanhantes de pacientes e profissionais de saúde.

Para ser voluntário da Fundação Laço Rosa, clique aqui.

Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização não governamental fundada em 1999, que a partir de ações e projetos sociais beneficia diretamente milhares de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

Você pode ser um voluntário! Acesse https://www.casaronald.org.br/seja-um-voluntario e saiba mais.

GRAACC

O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos, que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer apossibilidade de bons tratamentos contra o tumor.

O Hospital do GRAACC está preparado para receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Para ser voluntário, acesse: https://graacc.org.br/quemsomos/voluntariado/

Abrace

O objetivo da Abrace é o fornecimento de assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, promovendo qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento e resgate da saúde do paciente.

A Abrace oferece alojamento aos que não residem no Distrito Federal, localidade do Instituto, alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica, palestras sobre o câncer e apoio logístico domiciliar para os pacientes em cuidados paliativos.

Você pode ser um voluntário da Abrace! Acesse: http://www.abrace.com.br/voluntariado#.W__6l2hKjIU