Troca de Ideias Voltar

Julho Verde – principais informações sobre o câncer de cabeça e pescoço


O mês de julho é também conhecido como Julho Verde, nome criado para a campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, que é feita anualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Mesmo sendo pouco conhecido, o câncer de cabeça e pescoço possui uma incidência alta na população: representa 4% dos casos de câncer, sendo o segundo mais frequente em homens e o quinto, em mulheres.

A boa notícia é que, quando diagnosticado cedo, este tipo de tumor possui grandes chances de sucesso no tratamento. Por esta razão, elencamos as principais informações necessárias para a prevenção de tumores na região de cabeça e pescoço.

O que é ?

O câncer de cabeça e pescoço é o nome dado aos tipos de tumores que se manifestam na região da cavidade oral e laringe.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a boca e laringe são as regiões onde o câncer de cabeça e pescoço é mais preponderante nos homens, atrás, somente, do tumor de próstata. E nas mulheres, é o quinto mais comum, tendo maior incidência na região da tireoide.

Confira o infográfico que a equipe da São Carlos Saúde Oncológica preparou, sobre as principais informações do câncer de cabeça e pescoço.

Infográfico - julho verde - mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço - informações essenciais

Tratamento

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço varia de acordo com cada caso. Mas de modo geral, pode ser solicitada a realização de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou iodoterapia, as quais podem ser realizadas de modo isolado ou em combinação uma com a outra.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço possui mais de 80% de chance de sucesso no tratamento.

É preciso encarar de frente o câncer, superando crenças, medos e sendo coragem, para que se possa superar este grande desafio.

 

Confira também como a iodoterapia atua no tratamento do câncer de tireoide!