Troca de Ideias Voltar

Prevenção e diagnóstico precoce: o melhor caminho para combater o câncer


De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), estima-se que 4 em cada 10 indivíduos apresentarão algum tipo de câncer ao longo da vida (não considerando os tumores superficiais de pele).  Por esta razão, neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, vale lembrar que a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo fundamentais para o controle da doença.

Pesquisa do INCA alerta para câncer na juventude

Estudo do INCA estima cerca de 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos em 2017. O chamado câncer infanto-juvenil inclui diversos tipos de câncer. As leucemias representam o maior percentual (26%), seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (SNC) (13%).

Para Beatriz Camargo, uma das autoras da pesquisa do INCA, a educação sexual dos jovens é a maior aliada na prevenção dos cânceres ginecológicos, como de colo de útero, que possui ligação direta com a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Ele pode ser evitado com vacina, já disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Meninas de 9 a 14 anos devem tomar duas doses com intervalo de seis meses e, desde janeiro deste ano, meninos de 12 e 13 anos também podem se vacinar. O número de doses e o intervalo para eles é o mesmo.

Prevenção – Seis mandamentos para evitar o câncer

Ainda de acordo com o INCA, os cânceres de próstata e mama ainda são os de maior incidência em homens e mulheres no Brasil, respectivamente, além da prevalência do câncer de pele não melanoma em ambos os sexos. Para o oncologista da São Carlos, Bruno Fuser, a prevenção é fator chave para o diagnóstico precoce, que por sua vez aumenta as chances de sucesso do tratamento.

“O histórico familiar e os hábitos do dia a dia podem contribuir para aumentar a incidência do câncer. Assim, a prevenção se torna uma importante aliada para o diagnóstico precoce e potencializa os resultados positivos de tratamentos como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Pensando nisso, a equipe de Oncologia da São Carlos separou alguns cuidados importantes para evitar o desenvolvimento do câncer no futuro” – explica Bruno.

 

Clique aqui e confira os 6 mandamentos para evitar o câncer!

A São Carlos ressalta a importância do tratamento multidisciplinar para o paciente oncológico. Como One stop care, o hospital conta com um Pronto Atendimento Oncológico 24h, além de tratamentos internados e ambulatoriais de quimioterapia e radioterapia.

O centro oncológico está passando por uma série de reformas e, em breve contará também com um Centro Cirúrgico.

*Fontes: INCA e SBOC