Troca de Ideias Voltar

Quem está em tratamento de câncer pode curtir o carnaval?


Carnaval pode ser sinônimo de festa e agitação, mas também pode significar tempo de descanso para muita gente. Se você está em tratamento de câncer e a sua escolha é cair na folia, saiba que, com o devido cuidado, é possível aproveitar a época mais festiva do ano para se divertir.

Para a médica oncologista da São Carlos Saúde Oncológica, Patrícia Canelha, o paciente em tratamento de câncer pode curtir o carnaval a partir do momento em que adotar boas escolhas.

A primeira delas, importante a todos e imprescindível aos que estão realizando tratamento de quimioterapia, é uma conversa com o médico que o acompanha, a fim de que ele dê ou não o aval para curtir o carnaval no meio da multidão.

Pacientes realizando quimioterapia tendem a se ver com a imunidade mais baixa, às vezes cansados, e permanecer em ambientes com aglomeração de pessoas, sujeira, sol intenso ou até mesmo chuvas, pode ser prejudicial à saúde e ao tratamento.

“A liberação para curtir um bloco de rua ou aproveitar o carnaval na Sapucaí é muito individualizada, pois cada indivíduo passa por um momento durante seu tratamento. É importante ter uma conversa com o médico para entender se o paciente tem alguma limitação, restrição e então orientá-lo da melhor maneira possível”, afirma Dra. Patrícia.

Seu médico te liberou? Confira as dicas para aproveitar o carnaval de maneira consciente e segura

Cuidado com o horário

Se for curtir um bloquinho ou mesmo um passeio na praia, seja qual for a atividade que você faça ao ar livre, evite a exposição ao sol. Prefira o horário até as 10h e após as 16h. Quando o fizer, lembre-se de levar sempre o protetor solar com você.

Procure um lugar reservado

Sabemos o quanto é difícil encontrar um espaço calmo para ficar em meio à multidão, porém, o mais indicado é manter-se reservado para evitar a exposição a bactérias e infecções. No carnaval de rua, por exemplo, fique mais afastado do bloco. Assim você preserva sua saúde e também consegue curtir a festa.

Lembre-se: siga sempre as recomendações do seu médico!

Use sempre preservativo

O uso do preservativo é fundamental durante a relação sexual. Ele ajuda a prevenir a gravidez indesejada, diversas doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, HPV e também alguns tipos de câncer: colo de útero, vagina, pênis e ânus, por exemplo. É bom sempre lembrar que a prevenção é a melhor proteção.

Alimentação balanceada

Nada melhor que comer bem para manter a imunidade lá em cima, certo? Em qualquer ocasião essa premissa é verdadeira. E no Carnaval não é diferente:você pode manter a alimentação regrada mesmo em meio à diversão. Quer saber como?

A nutricionista Emília Delesderrier, da equipe de Nutrição da São Carlos Saúde Oncológica, deixou algumas dicas para você não ficar com peso na consciência e manter a sua alimentação saudável durante o carnaval.

Dicas de alimentação durante o carnaval

  • Faça um café da manhã reforçado, incluindo, principalmente, fontes de proteína (queijos brancos, ovos) e fibra (aveia, linhaça, chia), pois estes tipos de alimentos aumentam a saciedade e evitam a fome em curto prazo;
  • Opte por levar com você para os blocos alguma opção de lanche saudável (fruta, sanduíche, mix de nuts);
  • Evite ficar longos períodos sem se alimentar;

“Dê uma pausa, procure um local asseado, onde você encontre comida caseira e fresca”, afirma a nutricionista Emília Delesderrier

  • Evite alimentos muito gordurosos;

Hidratação é fundamental

É comum os pacientes com câncer sentirem sintomas como náuseas e vômitos, por isso a hidratação durante todo o tratamento é muito importante. A ingestão de água também ajuda a diminuir os riscos de infecções, pois acaba desintoxicando o organismo e contribuindo para o fortalecimento das suas defesas.

A nutricionista Emília Delesderrier orienta evitar o consumo de refrigerantes, mate e outras bebidas industrializadas ricas em açúcar, pois todas elas contribuem para o aumento da desidratação do corpo:

“Use e abuse da água e sucos naturais da fruta”, afirma a especialista.

Bebida alcoólica

As bebidas alcoólicas não são permitidas durante o tratamento do câncer. Mas você pode matar o desejo e tirar onda com alguns drinks saborosos e muito fáceis de fazer.

Confira as receitas preparadas pela nutricionista Emília. Você pode fazê-las para curtir uma festinha em casa ou até mesmo para levar durante os festejos de carnaval.

Água aromatizada com laranja, hortelã e canela

Ingredientes 

  • 1 laranja
  • 1 rama de canela
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 litro de água gelada
  • cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

Higienize a laranja e as folhas de hortelã. Corte a laranja em rodelas finas.

Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

suco para o carnaval

Dica: Caso leve consigo para os blocos, opte por conservar em uma garrafa térmica, para manter a temperatura gelada da bebida.

Água aromatizada com frutas

Ingredientes

  • 1,5 litro de água com gás
  • ½ abacaxi
  • 1 xícara (chá) de uvas thompsonverdes (sem caroço)
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque as uvas; descasque e corte o abacaxi em cubos de 2 cm. Disponha os cubos de abacaxi e as uvas numa assadeira e leve ao congelador por pelo menos 1 hora – tente não amontoar para que eles fiquem soltinhos depois de congelados.
  2. Distribua o caldo de laranja em forminhas para gelo e leve também ao congelador. Enquanto isso, coloque a água com gás na geladeira.
  3. Na hora de servir, coloque as frutas e os cubos de caldo de laranja congelados numa jarra. Junte a água com gás e misture com uma colher longa (ou bailarina). Acrescente cubos de gelo a gosto e sirva a seguir.

Dica: Caso leve para os blocos, opte por conservar em uma garrafa térmica, para manter a temperatura gelada da bebida.

Coquetel de kiwi com limão

Ingredientes

  • Kiwi em rodelas -1 unidade
  • Limão tahiti – 1 unidade pequena
  • Água tônica – 200 mL
  • Ramo de hortelã

Modo de preparo

Junte o Kiwi, o limão e a hortelã no copo e utilize um soquete para amassá-los. Se preferir, liquidifique-os. Acrescente a água tônica bem gelada e cubos de gelo. Sirva gelado.

Clericot com suco de uva branca

Ingredientes

  • 4 copos (800mL) de suco de uva branca integral
  • 2 ½ copos (500 ml) de água com gás
  • Suco de 1 laranja-seleta coado
  • 1 ½ copo (300 mL) de suco de cramberry
  • 8 rodelas finas de laranja-seleta
  • 8 morangos cortados em lâminas
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Em uma jarra grande, misture o suco de uva, a água e o suco de laranja. Em seguida, adicione o suco de cramberry e evite mexer. Junte as rodelas de laranja e os morangos. Finalize com o gelo. Enfeite a jarra com uma rodela de laranja.