Troca de Ideias Voltar

Radioterapia – O que é, como funciona e o que esperar do tratamento


Sempre que ouvimos falar de tratamentos de câncer, é comum a palavra Radioterapia aparecer. Mas você sabe o que é e como funciona este tratamento?

O médico coordenador do Serviço de Radioterapia da São Carlos Saúde Oncológica, Dr. José Luiz Fuser Jr., esclarece as principais dúvidas de pacientes e familiares sobre o tratamento de Radioterapia.

Confira:

O que é Radioterapia?

É o uso de radiação ionizante para tratamentos oncológicos e não oncológicos. Essa radiação pode ter efeito anti-inflamatório ou antitumoral, dependendo do tratamento, podendo levar a uma diminuição do tumor ou até mesmo a sua eliminação por completo.

A radiação comumente utilizada é o raio x, porém é um raio x de alta energia e localizado. Assim, possui uma característica terapêutica e não diagnóstica, como o exame de raio-x.

Como funciona o tratamento de Radioterapia?

O tratamento é feito por meio de equipamentos como o Acelerador Linear, uma máquina que, visualmente, se assemelha a um aparelho de tomografia ou raio x, em que o paciente fica deitado enquanto o aparelho faz o tratamento.

Uma sessão de Radioterapia pode durar de 3 a 10 minutos. É um tratamento rápido e indolor, a sensação para o paciente é a mesma de realizar uma radiografia.

Normalmente feito em sessões diárias, de segunda a sexta-feira, o tratamento de Radioterapia pode variar entre uma única sessão ou 40 sessões, dependendo do caso específico de cada paciente.

Quais os efeitos colaterais e como amenizá-los?

 Os possíveis efeitos colaterais dependem muito da intenção do tratamento, da técnica/tecnologia envolvida e da área do corpo a ser tratada. Podem aparecer apenas algumas horas, dias ou mesmo semanas após a realização do tratamento de Radioterapia.

Se for uma área superficial do corpo, o tratamento pode causar um bronzeamento e certa vermelhidão na pele (eritema local). Em áreas como abdômen e pelve, há possibilidade de irritações intestinais, como gases e diarreia. No pescoço, podem surgir dores na hora de engolir os alimentos e, tratando a cabeça, também há a possibilidade de queda de cabelo.

No geral, recomendamos o repouso para evitar a fadiga, além de alimentação equilibrada, com acompanhamento de nutricionista e cuidados gerais com a pele, para evitar o seu ressecamento. Na São Carlos, temos enfermeiros especializados em curativos e métodos para amenizar os possíveis efeitos da Radioterapia.