Troca de Ideias Voltar

Evento na Lagoa incentiva prevenção do câncer com palestras e atividades ao ar livre


O Dia Mundial do Câncer é uma data de conscientização criada no dia 4 de fevereiro de 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC) para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção do câncer.

Por esta razão, no último domingo, 03 de fevereiro, a São Carlos Saúde Oncológica realizou o evento gratuito  Coragem Contra o Câncer, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com o  objetivo de conscientizar os cariocas sobre como os hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção do câncer, a ação tomou conta do Parque das Figueiras, levando diversas atividades e conteúdo ao público presente das 9h às 12h.

Após um café da manhã saudável e repleto de opções especiais preparadas pela equipe de nutrição do hospital, o público participou de uma aula de yoga e alongamento, seguida de bate papos sobre a importância da alimentação na prevenção e combate ao câncer e outras doenças, os cuidados com a saúde maneira geral (especialmente no verão do Rio de Janeiro), além da discussão sobre o tabagismo e sua relação com o câncer.

A equipe do hospital também distribuiu protetor solar para todos os presentes, ressaltando a importância de sempre cuidar da pele durante a exposição solar.

Dentre as abordagens, os especialistas citaram 6 pontos essenciais à prevenção do câncer, são eles:

1- Prática de atividades físicas;

2- Ter uma alimentação saudável;

3- Não se expor ao sol sem proteção eficaz;

4- Não fumar;

5- Beber com moderação;

6- Cuidar-se nas relações pessoais e sexuais.

Sustentabilidade e inclusão social

A iniciativa da São Carlos Saúde Oncológica visou promover não somente a prevenção do câncer, mas também boas práticas de consumo consciente: o evento não utilizou descartáveis e o hospital distribuiu um copo reutilizável para cada um dos participantes, estimulando a consciência sobre o impacto que nossos hábitos de consumo podem causar no meio ambiente.

Além das aulas de yoga e alongamento, os participantes também puderam desfrutar de uma massagem mais que especial com a profissional Natiele, deficiente visual, que deu um show de atendimento e carisma durante todo o evento.

Confira abaixo a galeria de fotos completa do evento: