Troca de Ideias Voltar

São Carlos Saúde Oncológica participa de Simpósio Internacional de Mastologia


Entre os dias 15 e 17 de junho, a São Carlos Saúde Oncológica participou da 7ª edição do Simpósio Internacional de Mastologia – SIM RIO 2017, organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro. O evento, realizado no Centro Médico Barra Shopping, na Barra da Tijuca (RJ), contou com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros, que ao longo dos três dias, compartilharam experiências e o que há de novo e mais moderno no diagnóstico e tratamento de câncer e outras doenças de mama em todo o mundo.

O médico Bruno Fuser, oncologista da São Carlos Saúde Oncológica, participou de mesa redonda sobre Abordagem Integral do Câncer de Mama no sábado (17), que trouxe temas como fertilidade e gravidez após o câncer de mama, cuidados paliativos, oncoplastia e psico-oncologia.

“É importante que o câncer de mama seja tratado com uma abordagem integral pela equipe multidisciplinar. A São Carlos já trabalha dentro deste conceito e, para nós, a oportunidade de trocar experiências e discutir novas abordagens e opções de tratamento é muito positiva” – explica Bruno.

Bruno Fuser durante debate do painel Abordagem Integral do Câncer de Mama.

Além da participação no debate, a São Carlos Saúde Oncológica apresentou seu conceito One stop care em tratamentos oncológicos para cuidados do paciente com câncer, único no Rio de Janeiro, em estande durante os três dias de evento.

Mais sobre as discussões do SIM RIO 2017

O evento reuniu representantes do governo, médicos e sociedade em geral para discutir caminhos para melhorar a detecção precoce do câncer de mama no Rio de Janeiro e diminuir o número de mortes.

O primeiro dia de discussões girou em torno do cenário atual do câncer de mama no Rio de Janeiro, que mostrou um hiato entre a demanda por exames e procedimentos invasivos, como mamografia e biópsia, e o número disponível de vagas para esses atendimentos no Sistema Único de Saúde. No ano de 2014, das 1.700 mulheres que precisavam realizar biópsia, apenas 12 conseguiram vagas. A questão genética do câncer de mama, os tipos de prevenção e as melhores abordagens clínicas para o tratamento destas pacientes também foram abordados nas palestras do dia 15 de junho, encerradas com o depoimento da apresentadora Sabrina Parlatore, que após ter descoberto um câncer de mama em 2016, passou a ajudar outras pessoas com postagens nas redes sociais.

Durante o segundo e terceiro dias, temas voltados para a radiologia, cirurgia primária da mama e axila, genética molecular na prática clínica, perfis moleculares, além de uma abordagem integral do câncer de mama, como preservação da fertilidade, oncoplastia, gravidez após o câncer e cuidados paliativos.

Mais de 200 congressistas marcaram presença no Simpósio Internacional de Mastologia durante o feriado de Corpus Christi, no Centro Médico Barra Shopping, Rio de Janeiro.