Postado em:

03/05/2023

Equipe multidisciplinar é aliada ao tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Para que o tratamento do câncer seja completo, é preciso se atentar a detalhes que muitas vezes não são pensados pelo paciente. Mas, para o cuidado por inteiro que o paciente com câncer de cabeça e pescoço precisa, o acompanhamento junto à equipe multidisciplinar se torna essencial. 

“O câncer de cabeça e pescoço é um dos tipos de tumores que mais necessita de um tratamento multidisciplinar, isto é, que a equipe de Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Oncologia, Radioncologia e Cirurgiões trabalhem em conjunto em prol da melhor resposta e mais rápida recuperação do paciente” - afirma a médica radioterapeuta, Dra. Celia Viegas

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar nada mais é que um conjunto de profissionais que atuam em diferentes especialidades, mas que trabalham juntos em prol de um mesmo objetivo. Trazendo esse conceito para a realidade de um hospital, significa a união entre áreas visando o melhor tratamento do paciente.

Como acontece o acompanhamento da equipe multidisciplinar no tratamento do câncer de cabeça e pescoço?

Supondo a situação de um paciente com câncer na boca, é possível que ele crie feridas nesta região devido ao tumor e também ao próprio tratamento de radioterapia. Esses machucados podem impossibilitar a alimentação correta do paciente, gerando desnutrição e prejudicando o tratamento. Nesse contexto é possível observar a importância que uma equipe multidisciplinar tem. Para evitar que todas essas experiências com o tratamento do câncer de cabeça e pescoço sejam negativas, a equipe atua em conjunto desde a chegada do paciente no hospital.Na São Carlos Saúde Oncológica - hospital focado no tratamento do câncer - ao chegar na Instituição, o paciente conversa com o médico oncologista para que ele possa entender um pouco mais sobre o seu caso e assim definir o tratamento adequado. Nesse encontro, o oncologista poderá direcionar o paciente a uma consulta com o médico pneumologista, caso perceba que ele é fumante ou tenha casos de tabagistas na família - já que o tabaco é um dos principais fatores de risco ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer e ainda pode atrapalha a eficácia do tratamento (no hospital existe o Programa Antitabagismo), além de encaminhar ao psicólogo, para que haja um suporte emocional durante essa fase difícil da vida, que é o câncer. O suporte do assistente social também é existente, caso haja necessidade.Para o tratamento, pode haver o direcionamento ao médico cirurgião de cabeça e pescoço, radioterapeuta e também médico nuclear. E antes do início da radioterapia, o paciente passará por avaliação do dentista, que possui um papel fundamental no tratamento do câncer de cabeça e pescoço: auxilia na prevenção e melhora dos efeitos colaterais provocados por esta terapia.

Entenda como a odontologia integra a equipe multidisciplinar da São Carlos Saúde Oncológica!

O mesmo deverá ocorrer junto ao nutricionista, para que, se necessário, sejam aplicadas outras vias alimentares e não ocorra a desnutrição. Havendo consequências à fala ou deglutição, o fonoaudiólogo também será um grande aliado ao sucesso do tratamento do paciente.Esse acompanhamento completo com uma equipe multidisciplinar, que a São Carlos Saúde Oncológica oferece aos seus pacientes, é fundamental para garantir o sucesso no tratamento do câncer. Com o conceito One Stop Care, o hospital oferece tudo o que o paciente precisa em um único lugar. Para mais informações, entre em contato.Telefone: (21) 2536-1300Ou acesse: https://saocarlossaudeoncologica.com.br/contato//

Clique aqui para conhecer o papel da Medicina Nuclear no tratamento do câncer de cabeça e pescoço!

Rua Humaitá, 296 • Botafogo • Rio de Janeiro • RJ