Postado em:
12/05/2023
Julho Verde: conheça 4 tipos comuns de câncer de cabeça e pescoço
Para trazer mais visibilidade e conscientização para o câncer de cabeça e pescoço, surgiu a campanha de Julho Verde, criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Aqui na São Carlos, a vida vale muito e pensando na importância desse tema, separamos alguns tipos comuns de câncer de cabeça e pescoço, com os principais sintomas e como praticar a prevenção, palavra chave deste mês de campanha.
Quais são os tumores de cabeça e pescoço comuns na população?
– Tireoide
É o tipo mais comum de câncer de cabeça e pescoço. A expectativa é que sejam diagnosticados mais de 13 mil casos até 2022. O câncer de tireoide costuma atingir 3 vezes mais mulheres do que homens e se manifesta principalmente na população mais jovem.
Alguns dos sintomas mais comuns deste tipo de câncer são:
- Nódulos, caroços ou inchaço na região do pescoço
- Dores na parte de trás do pescoço, podendo se estender até os ouvidos
- Rouquidão e/ou alterações na voz prolongadas
- Tosse persistente e problemas respiratórios
O tratamento para o câncer de tireoide pode ser cirúrgico ou terapêutico, podendo recorrer a quimioterapia, radioterapia ou iodoterapia (que traz resultados muito positivos para o tratamento). No caso da cirurgia, é uma opção para os casos em que há a presença de um nódulo maligno no pescoço.
Saiba mais sobre o câncer de tireoide!
– Laringe
O câncer de laringe é um dos mais frequentes na população, dentre os cânceres de cabeça e pescoço, principalmente em homens acima dos 40 anos. A região da laringe é dividida em três partes: supraglote, glote (onde surgem a maior parte dos tumores) e subglote. Os sintomas variam de acordo com a localização da lesão.
Geralmente, dores de garganta ao engolir estão associadas a tumores na região da supraglote, enquanto a rouquidão pode ter a ver com a glote ou a subglote. Outros sintomas comuns são:
- Falta de ar
- Tosse com sangue
- Dor e dificuldade para engolir
– Orofaringe
A orofaringe é a região que vem logo depois da boca, que engloba a base da língua, as amígdalas, o palato mole e as partes laterais e posteriores da garganta. Alguns dos sintomas comuns desse tipo de câncer são:
- Feridas na boca que demoram a cicatrizar
- Manchas brancas ou vermelhas na língua, gengivas e amígdalas
- Dificuldades para mastigar, engolir, de mover a língua ou a mandíbula
- Mau hálito persistente
- Caroço na bochecha
- Enfraquecimento ou dores ao redor dos dentes
O cigarro é um importante fator de risco para o câncer da orofaringe, mas é válido ressaltar que o papilomavírus (HPV) e a exposição excessiva à raios ultravioleta também podem causar este tipo de câncer.
– Cavidade oral
Também conhecido como câncer de boca, este tipo de câncer abrange toda a região da boca, como os lábios, gengivas, língua, céu da boca e bochechas. É mais recorrente em homens do que em mulheres, a partir dos 40 anos de idade. Há muitos sintomas em comum com o câncer da orofaringe, como as manchas vermelhas nas gengivas e feridas na boca de difícil cicatrização, mas também vale ficar atento a:
- Rouquidão persistente
- Dores de ouvido e de garganta
- Dentes amolecidos
Assim como é o caso de outros tipos de câncer de cabeça e pescoço, é comum que o diagnóstico aconteça em um estágio mais avançado da doença. Os principais fatores de risco são o cigarro e bebidas alcoólicas em excesso.
Como praticar a prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço?
Colocar em prática hábitos mais saudáveis é o principal método de prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço. O cigarro e o álcool são grandes agravantes para este tipo de câncer e devem ser evitados, especialmente quando combinados (fumar e beber ao mesmo tempo). Além disso, outras atitudes que devem ser tomadas para se prevenir são:
- Evitar o consumo de bebidas muito quentes
- Manter uma boa higiene bucal
- Evitar se expor demais ao sol
- Usar preservativo nas relações sexuais
Clique aqui para mais informações sobre o câncer de cabeça e pescoço!