Postado em:

03/05/2023

Iodoterapia no câncer de tireoide

A iodoterapia é o tratamento com o iodo radioativo, realizado principalmente para o câncer de tireoide. Isso porque, após a cirurgia (tireoidectomia), podem sobrar algumas células microscópicas na região operada. O objetivo deste tratamento é destruir estas células restantes através da radiação emitida pelo iodo.

Por que o iodo?

O iodo é um elemento presente em nosso dia a dia, principalmente no sal de cozinha usado em nossa alimentação e é muito importante, pois funciona como nutriente para a glândula tireoide, que utiliza o iodo que ingerimos para produzir hormônios, como o T3 e o T4, essenciais para o metabolismo humano. O iodo radioativo possui as mesmas características que o iodo comum, desta forma ele será também captado pela glândula tireoide. A diferença entre eles é que o iodo radioativo libera radiação nas células restantes, causando a morte destas células e evitando assim que o câncer retorne após algum tempo.

Como funciona este tratamento?

O iodo radioativo é administrado por via oral em quantidades determinadas pelo médico responsável pelo tratamento. Por se tratar de um material radioativo, o paciente precisa ficar internado em torno de 48 horas, para aguardar a diminuição e a eliminação da radioatividade do corpo, evitando assim que os indivíduos que estão à sua volta sejam irradiados desnecessariamente. Na São Carlos, o quarto de internação de iodoterapia é um quarto normal. A única diferença é a blindagem da radiação que existe dentro da parede, que não é visível. O paciente pode trazer acessórios eletrônicos de uso pessoal para o quarto, como notebook, celular, tablet etc. Os cômodos dispõem ainda de televisão, internet e as refeições são servidas normalmente, com o conforto e segurança necessários. Clique aqui e saiba mais sobre a Iodoterapia na São Carlos.

 

 Quais são os efeitos colaterais do iodo radioativo?

Existem poucos efeitos colaterais deste tratamento e, quando ocorrem, costumam ser de leve intensidade. Podem ocorrer sensibilidade no pescoço, náuseas, vômitos, inchaço e sensibilidade nas glândulas salivares, boca seca e, em alguns casos, alteração do paladar. Beber água, ingerir balas e alimentos cítricos que estimulem a salivação ajuda a evitar e diminuir esses sintomas.

Quais são os cuidados que eu devo ter com a radiação?

O iodo radioativo permanecerá em seu corpo por alguns dias. A maior parte da radiação será eliminada nas primeiras 48 horas, principalmente pela urina, durante a internação. Uma quantidade menor será eliminada pela saliva, suor e fezes. Por este motivo, reforçamos a necessidade de ingestão de líquido durante e alguns dias após o tratamento. Orientações detalhadas em relação aos cuidados com a radiação em casa, após a alta, serão passadas pelo Físico Médico durante a internação. Essas orientações servem para evitar exposições desnecessárias às pessoas que ficarem próximas a você, como por exemplo, manter a distância aproximadamente de 2 metros por alguns dias, evitar contato com crianças e gestantes e cuidados com higiene pessoal.

Esclareça todas as suas dúvidas e não deixe de consultar a nossa equipe!

Dominique Fuser - médica da equipe de Medicina Nuclear da São Carlos
Rua Humaitá, 296 • Botafogo • Rio de Janeiro • RJ