Postado em:
12/05/2023
Por quê o tabaco faz mal à saúde? Entenda!
Mais que um vício, o tabagismo é considerado uma doença crônica, ocasionada pela dependência da nicotina pelos produtos derivados do tabaco. O tabagismo também é considerado a maior causa de morte evitável, precoce, no mundo. O que pouco se fala é que o tabaco também é prejudicial às pessoas que não fumam, e a seguir explicaremos o porquê.
Por que o tabaco é prejudicial à saúde?
No tabaco podem ser encontradas mais de 7 mil substâncias químicas, das quais, ao menos 250 são conhecidas por desencadear diversos tipos de doenças e mais de 60 tipos de câncer. Essas substâncias ao serem inaladas, entram no organismo e já começam a causar danos à saúde.
Por que o tabaco é prejudicial a quem não fuma?
As pessoas que não fumam, mas constantemente têm proximidade a pessoas que estejam fumando são considerados fumantes passivos.
O fumo passivo ocorre quando uma pessoa que não fuma, inala a fumaça de produtos derivados do tabaco. E não existe um nível seguro de fumaça suportável pelo organismo, a recomendação é não inalar. E assim como acontece com o fumante ativo, quem inala a fumaça do cigarro está também colocando para dentro as 7 mil substâncias tóxicas ali presentes.
Conheça as principais doenças causadas pelo tabaco
- Diversos tipos de câncer, como: leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traquéia, brônquios e pulmão.
- Tuberculose;
- Infecções respiratórias;
- Úlcera gastrintestinal;
- Impotência sexual;
- Infertilidade em mulheres e homens;
- Osteoporose;
- Catarata, entre outras.
Dados sobre o fumo passivo no mundo
- Em adultos, o fumo passivo provoca graves doenças cardiovasculares e respiratórias, como o câncer de pulmão. Nos bebês pode causar morte súbita. Já em mulheres grávidas, provoca baixo peso do bebê no nascimento.
- Quase metade das crianças respiram regularmente ar poluído pela fumaça do tabaco em locais públicos.
- A exposição passiva à fumaça do tabaco causa mais de 1,2 milhão de mortes prematuras por ano, sendo um total de mais de 8 milhões de mortes devido ao tabaco no mundo.
- A cada ano, 65 mil crianças morrem de doenças atribuíveis ao fumo passivo.
Quais são os produtos derivados do tabaco prejudiciais à saúde?
- Cigarro
- Charuto
- Cachimbo
- Cigarro de palha
- Bidi
- Tabaco para narguilé
- Rapé
- Fumo-de-rolo
- Dispositivos eletrônicos para fumar e outros.
Como parar de fumar?
Deixar de fumar pode ser uma tarefa difícil, já que a nicotina, presente no tabaco, causa a dependência química. Por isso, ter aliados é fundamental. Foi pensando nisso que a São Carlos Saúde Oncológica criou o Programa Antitabagismo, destinado a ajudar aqueles que desejam parar de fumar.
O objetivo do Programa Antitabagismo é entender quais os motivos que fizeram a pessoa começar a fumar, qual a relação do cigarro em sua vida e a motivação para deixar esse vício. A partir daí é traçada uma estratégia para que o paciente pare de fumar de forma menos dolorosa.
Conheça mais sobre o Programa Antitabagismo da São Carlos Saúde Oncológica
Está pensando em parar de fumar, mas não consegue sozinho? Conte conosco para te ajudar! Para mais informações sobre o Programa e as consultas entre em contato clicando aqui!